MANJEDOURAS DA ETERNIDADE
“E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria" (Lc 2,7). Jesus, Deus Emanuel, Filho de Deus encarnado, o Verbo feito homem, a eternidade que mergulha no tempo, o Rei da Glória que nasce na plenitude dos tempos, envolto em faixas, deitado numa desconfortável manjedoura, porque não havia lugar, espaço para Ele nas hospedarias de Belém. A questão hoje é a mesma: Há espaço para Jesus na sua vida? Há lugar no seu coração para nascer o Salvador da humanidade? Natal é crer que Deus tanto ama você e eu, que nos deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer, não pereça mas receba gratuitamente a vida eterna. Natal é Jesus entrando na história para salvar o homem do pecado, do mundo, do demônio, do inferno. Porque “doente, nossa natureza precisava ser curada; decaída, ser reerguida; morta, ser ressuscitada. Havíamos perdido a posse do bem, era preciso no-la restituir. Enclausurados nas trevas, era preciso trazer-nos à luz; cativos, esperávamos um salvador; prisioneiros, um socorro; escravos, um libertador" (São Gregório de Nissa).
Que neste Natal estejamos prontos a reverenciar aquele que desceu do céu para nos levar até lá. Há um Deus que por eterno amor se fez filho do Homem para fazer de cada homem, filhos de Deus. Há lugar preparado para Jesus nascer em seu coração? Como disse um santo mártir polonês, "cada coração é chamado a ser uma manjedoura para Cristo”(São Maximiliano Kolbe). Sejamos manjedouras e estrelas de Belém, recebendo o Jesus que nasce e indicando o caminho que leva o coração humano à plenitude da Vida. Fale com Jesus, o Verbo de Deus encarnado. Pela oração você tem livre acesso a Ele. O presente que ele sonha receber é seu coração. Faça diferente neste ano. Leia a Palavra de Deus e ore em família. “Que nossa vida seja como a manjedoura: humilde, mas pronta para acolher Jesus” (Santa Rita de Cássia).
Jesus quer celebrar este Natal com você. Ele veio a este mundo para salvar a sua vida. Ele é o melhor, suficiente, eterno e perfeito presente do Pai para você! Aproveite mais esta oportunidade e deixe o Filho de Deus nascer em seu coração e ser o Senhor e Salvador de sua vida! Porque Natal feliz não é ter uma mesa farta, árvore, bebida, comida, presentes, amigos… Mas Cristo nascendo e habitando em mim e em você. Não havia lugar para Jesus na hospedaria. Somos chamados a sermos manjedouras da eternidade. Será que neste Natal haverá lugar para acolhê-lo em seu coração? Afinal, como disse o Cardeal Raniero Cantalamessa: "O maior presente do Natal não é algo que recebemos, mas Alguém que nos foi dado”.
Feliz Natal e um abençoado 2026!
Graça e Paz!
João Luís D. Mendes ✔

Nenhum comentário:
Postar um comentário