Nunca antes na história desse país, a classe artística foi tão alinhada e comportada com o Estado.
Rock sempre foi de oposição, independente do Governo.
Hoje em dia o Rock e a MPB são lambedores de botas de dirigentes de partidos políticos de esquerda. Deixaram de ser artistas libertos e se tornaram escravos e funcionários de um sistema, que corrompe todo mundo, até os que antes eram a voz do povo contra o sistema. A arte, quando se alinha demais ao poder, seja de esquerda ou de direita, corre o risco de perder sua função mais vital, que é a de contestar, provocar e questionar.
O Rock, em sua raiz, é grito de rua, é cicatriz em forma de som, é resistência nua e crua. Mas, quando ele se transverte em porta-voz de uma cartilha, de qualquer cor que seja, ele se perde e deixa a sua própria história em pedaços pelo caminho.
A MPB, por sua vez, que já foi denúncia melódica em forma de poesia de enfrentamento feito em crônica social, hoje, parece ter se rendido ao conforto das palmas certas e das verbas governamentais. Mas, será que isso é um problema da arte ou da forma como a estrutura pública e política seduz e compra suas vozes? Talvez o bom e velho Rock ainda esteja por aí, respirando nos porões, nas garagens, nos LPs antigos e nos streamings menos óbvios. Talvez tenha voltado a ser underground, fora de cena, como sempre foi em seus momentos mais autênticos.
As guitarras distorcidas e os jovens com seus gritos rebeldes e anárquicos, viraram música ambiente de comício, afinadinhos com o discurso ideológico do Estado. Cadê a Ira? Onde está a rebeldia?
Ainda existem bocas espumando verdades contra qualquer tipo de poder? O Rock que era nó na garganta, virou nó na gravata. E a MPB, outrora flecha nas trevas, hoje é trilha sonora de repartição pública. Os artistas, antes soldados nas trincheiras, hoje são mercenários cobertos e alinhados aguardando um baú cheio de Rouanet. Arte que se curva não é arte, é panfleto.
E artista que beija a mão corrupta, não é livre, é cúmplice.
Cleonio Dourado 🖤

Simplesmente.... SENSACIONAL!!!!
ResponderExcluirGratidão Cleonio Dourado, por tão sábia fala!!!
Gratidão Teca, por repostar essa lindeza!!!!
Muito triste e muito verdadeiro texto do Cleonio. Sou fã de carteirinha. Quanta lucidez! 👏👏👏👏😢
Excluir