Na véspera de sua morte, Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Rei dos Reis, se ajoelhou diante de seus discípulos, representando naquele ato, todo o povo cristão. Ele não usava joias, não caminhava sobre tapetes vermelhos e não tinha um trono. Não vestia mantos bordados com ouro. Ele, que tinha todo o poder nos céus e na terra, tomou uma bacia com água e uma toalha, e lavou os pés dos seus amigos. Um gesto simples, mas eterno. Um gesto de quem governa do céu e da terra. Naquela noite da ceia, Jesus não se fartou de comidas caras e vinhos renomados e luxuosos
Ele apenas partiu e serviu o pão. Enquanto isso, no Brasil de hoje, os que se dizem grandes governantes vivem cercados por servos e amigos pagos com o suor do povo. Sentam-se em cadeiras como se fossem tronos, cercados por mordomias, regalias e serviçais, em um teatro de poder que tem pouco de servir e nada de humildade. Ministros recebem ajuda de assessores até para sentarem-se. O Presidente e sua primeira-dama desfilam pela Europa como se fossem integrantes de Famílias Reais.
Enquanto muitos do seu povo choram a falta de esperança e até de comida e paz. Jesus, humilde de coração, ceou com seus discípulos. Os líderes de hoje banqueteiam-se com o dinheiro público, as escondidas do povo. O Cristo que multiplicou pães, hoje veria um país onde a fome é multiplicada por descaso.
Brasil, onde quem tem fome é invisível.
Brasil, onde quem tem poder é intocável.
Pois os reinos deste mundo se corromperam. Transformaram o servir em espetáculo e o cargo em pedestal. Não há água nos palácios para lavar os pés dos pobres, sequer são recebidos. Nós palácios só há luxo, pompa, riqueza e governantes exibidos.
E a pergunta ecoa, nesta sexta-feira de lembrança e dor:
Quem se ajoelha hoje para servir?
Quem é grande o bastante para se abaixar?
Jesus mostrou o caminho.
Lavou pés. Perdoou. Morreu em silêncio.
Hoje, os Reis da Política gritam por poder, por votos e por aplausos. Mas, poucos cuidam dos calos do povo cansado.
Aquele que serve, esse é o maior. Aquele que se ajoelha, esse se eleva. Quem cuida com amor, esse ganha um coração.
Enquanto Cristo lavava pés.
Os reis de hoje lavam as mãos.
Cleonio Dourado ✔

Nenhum comentário:
Postar um comentário