sexta-feira, 10 de maio de 2024

Pelos inúmeros vídeos e fotos dos resgates de vítimas e animais nas enchentes do Rio Grande do Sul, podemos notar algo em comum: Nitidamente, a grande maioria dos resgatistas, são homens e mulheres comuns. Há sim, muitos militares, pessoal da saúde, assistência social, etc. Mas a grande maioria é de gente do povo. Que por sorte ou destino, com meios próprios, estão lá prontos para qualquer desafio.  Homens e mulheres comuns, alguns empresários com mais recursos, mas sem cursos militares, que numa entrega incomum, uma força invejável e uma vontade incansável de fazer o bem, estão prontos para fazer o que for preciso. Não vi partidos políticos, nem grupos de siglas e bandeiras, nem sindicatos. Vi um ou outro artista e jornalistas e algumas pouquíssimas e raríssimas autoridades públicas. 
Ainda vi uma outra "celebridade" ajudando. Que Deus os abençoe pela ajuda. Divulguem mesmo! Além de qualquer outra intenção ou interpretação errada, a atitude de levar e pedir ajuda é bastante louvável. Mas, o que quero dizer, é que em toda tragédia que ocorre no Brasil, o Estado se torna MÍNIMO e o Povo se torna MÁXIMO. O Estado se APEQUENA e o povo se AGIGANTA. Isso serve para que a gente reflita o quanto são fúteis essas pessoas públicas. Sejam de Direita, sejam de Esquerda. Na hora que o bicho pega, somem, desaparecem, se tornam invisíveis inúteis. E ainda declaram, que por assinarem alguns papéis, estão salvando vidas. Quem salva vida é quem desce na lama, quem mergulha na água barrenta, quem busca gente em seu barco, transporta vítimas em seu carro, faz comida, distribui marmita, quem busca água, quem faz, quem luta, quem se molha. Herói é quem transpira. Quem salva vida é quem nem dorme e estão noite e dia no corre de buscas e resgates. Quem é solidário, quem é voluntário. Quem tá fazendo da vida um desafio diário. O brabo e raiz, a bruta e braba. O povo das picapes,  jipes, jet-ski, caminhões, cozinhas e barcos. Esse pessoal casca grossa, de masculinidade e feminilidade heroicas, merecem 24 horas de uma bela salva de palmas. É o povo salvando o povo! Estão lá só por amor à vida. São anjos pra quem precisa. 
Obrigado! Obrigado! Obrigado!
Que Deus os honre! 🙏🏻
Cleonio Dourado ✔


 

2 comentários:

  1. Eu vi muitas celebridades... O pessoal do remo que abriu mão da Olimpíadas, do surfe, natação, ginástica entre outros. Claro celebridades são menos que as pessoas comum. Você está lá Cleonio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Elisabeth, a solidariedade e o coração do povo não tem tamanho. Todos de mãos dadas se desdobrando pra salvar pessoas, animais. Tô no Cleonio sim, acho ele maravilhoso em tudo o que escreve. Pela escrita ele fala por todos nós. E sigamos em frente pra ajudar. "civil salva civil"...sempre!

      Excluir